08 março

Teatro das Figuras 18h00

DUO CLEYTON
& BELLINATI

O duo formado por Paulo Bellinati e Cleyton Fernandes é o resultado de uma intensa parceria nos últimos anos. Cleyton Fernandes é um especialista na obra de Bellinati, tendo apresentado e gravado os ciclo de arranjos dos afro-sambas, suítes Contatos e obras inéditas. Paulo Bellinati trabalhou com vários duos nos últimos anos, expandindo o alcance de seu trabalho para a música de câmara consagrada para violão. A dupla apresenta um show com grandes sucessos de Bellinati, como Jongo e Pingue- Pongue, alguns dos afro-sambas clássicos de Baden Powel e Vinícius de Moraes como Consolação e Canto de Xangô, além de clássicos da guitarra brasileira.
Paulo Bellinati é um dos mais talentosos guitarristas, compositores e arranjadores contemporâneos do Brasil e também um respeitado pesquisador da música. Redescobriu, transcreveu e gravou a música do grande guitarrista e compositor brasileiro Annibal Augusto Sardinha (Garoto). Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Sharp Awards de 1994 (Grammy Brasileiro) como melhor arranjador do CD de Gal Costa “O Sorriso do Gato de Alice”. Dois anos depois, seus álbuns “Lira Brasileira” e “Afro-Sambas” também foram indicados como melhor solista e melhor gravação, respectivamente. A revista Guitar Player o nomeou um dos 10 melhores guitarristas brasileiros. Seus álbuns "The Guitar Works of Garoto" (GSP) e "Guitares du Brésil" (GHA) receberam uma classificação de 5 estrelas das publicações "CD REVIEW" e "LE CHOC DE LA MUSIQUE" (maior prêmio do prestigiado "Le Monde da música” na França), respectivamente. Em 1988, Paulo Bellinati ganhou o primeiro prêmio em composição por sua peça solo de guitarra “Jongo”, no 8º Carrefour Mondial de la Guitare, na Martinica. Em 1996, John Williams e Timothy Kain gravaram "Jongo" para o álbum "The Mantis and the Moon". Em 1998, Paulo Bellinati gravou o “Brazilian Guitar Virtuoso Video” para Mel Bay Publications, apresentando e discutindo suas composições. Em 2003, a Mel Bay lançou o DVD “Paulo Bellinati toca Antonio Carlos Jobim”, que inclui arranjos de Paulo de algumas das obras-primas do grande compositor brasileiro Antonio Carlos Jobim. Em 2016, o Brasil Guitar Duo e a DELAWARE SYMPHONIC ORCHESTRA, dirigidos pelo Maestro David Amado, gravaram o álbum "The Book of Signs" (Naxos), que estreou o Concerto Caboclo de Paulo Bellinati para dois violões e orquestra. O CD foi indicado ao Grammy Latino como melhor gravação de música clássica. Em 2018 foi lançado mais um álbum de duas guitarras: “XODÓS” em dupla com Marco Pereira.
Cleyton Fernandes é doutor em performance musical e professor de violão na Universidade Federal do Cariri, UFCA - Brasil. Iniciou seus estudos de violão em 1982 e teve a oportunidade de participar de várias Master-Classes e Festivais no Brasil e no exterior. Atuou em grupos como "Arabesque" e "Tarab", entre outros e, entre 2007 e 2011, também trabalhou como músico, arranjador e produtor do Grupo Palanco, especializado em trilha sonora de teatro. Em música de câmara desenvolveu dupla com a cantora Thalita Savordelli dedicado ao projeto Afro-Sambas. Em 2017 viajou pelas cidades de Madri, Paris, Amsterdã, Bruxelas e Laon - Europa e Sydney - Austrália. Em 2019 excursionou em cidades da França, Holanda e Bélgica ao lado de Paulo Bellinati com grande sucesso de crítica e público. Atualmente, além de suas atividades de ensino e concerto ele se dedica à pesquisa em lutherie para guitarra clássica.



BILHETES
+

SANDRO
NORTON
QUARTETO

"Flying High… At the Heart of It (Two)"

Depois de partilhar o palco das maiores salas do país com o premiado vibrafonista Gary Burton, o virtuoso guitarrista Sandro Norton prepara-se para apresentar algumas das novas sonoridades que vão fazer parte do Flying High… At the Heart of It (Two).
No próximo dia 8 de Marco, pelas 18h00, no Teatro das Figuras, onde poderemos assistir ao Quarteto Sandro Norton com um convidado muito especial, a violinista Torun Fredberg, Sandro Norton, um dos maiores guitarristas nacionais, promete surpreender o público. Tendo  já partilhado o palco com nomes maiores como Gary Burton, Ian Anderson, Barry Harris, entre tantos outros, prepara-se para uma vez mais trazer ritmos envolventes e de intensa atmosfera jazzística.  Este talentoso músico portuense faz-se acompanhar nesta viagem musical e cultural com o Quarteto Sandro Norton, que conta com a maestria inconfundível de Nelson Cascais no contrabaixo e Ruca Rebordão na percussão.

Sandro Norton nasceu no Porto, a Cidade Invicta, em 1978, e desde muito jovem apaixonou-se para a música, paixão que o conduziu a iniciar os seu estudos com o guitarrista Aires Ramos e a frequentar a Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos. Em 2000 segue para Londres, onde frequentou a London College of Music, da Thames Valley University (TVU), a mesma universidade que tive como alunos Freddy Mercury, Jason Kay e Ronnie Wood, entre os outros. Aí teve a oportunidade de estudar na área de Performance com Dave Cliff, Mike Outram, Eddie Harvie e na área de Composição com Chris Bachelor e Phillip Mead.
Efectuou várias digressões pela Europa (Espanha, França, Inglaterra, Noruega, Suécia e Holanda), tendo como parcerias musicais: Ian Anderson, Vaisilis Xenopoulos, Mike Outram, Jo Jo Watz, Pip Williams, Bias, Gwin Mathias, iniciando em 2009 a preparação do seu primeiro trabalho a solo. Actualmente dirige diversas formações: Quarteto Sandro Norton, Sandro Norton a solo, Café de Paris e Octeto Sandro Norton.

www.sandronorton.com



BILHETES

ORGANIZAÇÃO:
Organization:

APOIOS:
Sponsers: