28 março

Igreja do Carmo 18h00

SIRACUSA DUO

O duo de guitarras Siracusa, formado por Roberto Salerno e Marcello Cappellani, foi criado no final de 2007 e actuou em centenas de shows em várias cidades italianas em nome de associações de prestígio (Friends of Music, A.Gi.Mus, AMACalabria Franceschi Association of Milan, etc.), em festivais e concertos sazonais, entre os quais: XV Festival do Mediterrâneo de Reggio Calabria, Umria Guitar Festival 2012, concertos da Universidade de Messina em 2012 e 2014, XI Portofino Music Festival e XXIII Festival "concerts of the lodges" em Imperia, XXIII Festival de Verão de Gubbio, XIV Festival del Cilento, XX Festival Internacional de Música de Câmara em Irpinia, Festival "aldeias e vales" de Pavia, Festival de guitarra de Valle Argentina, temporada internacional de concertos Marsala etc.
As suas atuações em Espanha foram frequentes (Festival de Musica de Girona em 2008, Encontro Internacional de Guitarra "A.Segovia", cidade de Linares 2010 e 2013, na fundação do mesmo nome e no Conservatório de Ubeda, em Madrid em 2014, XXV Festival de Málaga 2016, e na Alemanha em 2011 e em 2016 em Hidelberg e Liebenstrein (Festival Neckar Musik) e em 2013 em Frankfurt no XI Dreicher Musiktage.
Em 2013 eles fizeram uma turnê importante no México, actuando no XXIII Festival Internacional Morelia, na Escuela de Bellas Artes em Tulpetec (Cidade do México) e no VIII Festival Internacional de Ixtlahuaca, onde foram homenageados pela universidade local. Também em 2013 gravaram o seu primeiro CD "Variações e Danças" e fizeram uma turnê na Roménia, onde também se apresentaram no prestigiado salão da Orquestra Filarmônica de Bacau. Em 2018, tocaram com a Orquestra Nacional da Moldávia em Chisenau. São frequentemente chamados a fazer parte dos júris de importantes competições internacionais de música.
Roberto Salerno formou-se em guitarra com honras sob o ensino de Salvo Pirrello, no "V. Bellini" e em Música Coral e Regência de Coral sob o ensino do maestro Marco Ghiglione. Também estudou composição com os professores Eliodoro Sollima, Salvatore Bellassai e Marco Betta. Desde 1985, atua regularmente como solista e em diversas apresentações nas principais cidades italianas, na Espanha, na Grécia, no Japão, na Bélgica, na Croácia, no México, na Alemanha e na Argentina. Realizou vários cursos de formação e foi assistente de Alirio Diaz num mestrado realizado pelo grande mestre venezuelano em 1991. Muito ativo como compositor, ele viu muitos de seus trabalhos publicados pela editora Eurarte e pelo M.A.P. Editor de edições. É professor na Escola de Música Gargallo e no Instituto Musical Privitera de Siracusa.
Marcello Cappellani formou-se no "V. Bellini" em Catania com as maiores honras. Em 2003, continuou os seus estudos em Paris sob a supervisão de Alberto Ponce na "École Normale de Musique A.Cortot", alcançando em 2004 o "Diplome d'execution" e em 2005 o "Diplome d'Execution Superior". Em 2009, formou-se em "Disciplinas Musicais" com as maiores honras do "Bellini" de Catania. Participou em masterclasses com professores de renome tais como A.Company, L.Calsolaro, A.Diaz, T. Hoppstock, E.Fisk, N.D'Angelo etc. Ganhou numerosos primeiros prémios em competições nacionais e internacionais e deu vários recitais nas principais cidades italianas, na Espanha e na França. Ele é professor de guitarra no "Smim Santa Lucia" de Siracusa.



ENTRADA LIVRE
+

ENSEMBLE ELLIPSIS

O Ensemble Ellipsis iniciou a sua actividade no início dos anos 90. Mais tarde ligou-se à Associação que inspirou o seu nome, com o objectivo de prosseguir os mesmos objectivos: a divulgação global da música, mas prestando especial atenção à chamada " música antiga". O grupo, sob a direcção do seu fundador Alberto Cesaraccio, actua em diferentes formatos, desde dueto a orquestra, evoluindo constantemente em novos conjuntos. O Ensemble actuou em muitos paises europeus e Austrália, apresentando concertos no Parlamento Europeu,realizando um ciclo de conferências na Escola Europeia de Bruxelas e gravando para as emissoras nacionais australianas ABC e SBS. Deu espectáculos em quase todas as regiões de Itália, de Valle d'Aosta a Sicília. Teve grande sucesso com o CD inteiramente dedicado ao compositor romântico Napoleon Coste. A Ellipsis Orchestra actuou em conjunto com maestros e solistas de renome internacional(Robert Gutter, Giovanni Ferrauto, Lazlo Marosi, Francesco Lentini, Cihat Askin, Eckart Altenmüller, Michelangelo Lentini, Meehae Ryo, Alberto Cesaraccio,Alessandro Deiana, Fabio De Leonardis e Joaquin Palomares).

ALBERTO CESARACCIO – OBOÉ
ALESSANDRO DEIANA – GUITARRA
FABIO DE LEONARDIS - VIOLONCELO



ENTRADA LIVRE

ORGANIZAÇÃO:
Organization:

APOIOS:
Sponsers: